QUAIS OS SINTOMAS?
As pessoas que sofrem deste distúrbio não confiam na sua própria capacidade para tomar decisões, sentindo-se especialmente fragilizadas e perturbadas face à probabilidade ou à concretização da separação ou perda de alguém significativo. Para o evitar e manter um relacionamento, podem fazer qualquer coisa, inclusive sofrer abusos.
Os sintomas da perturbação de personalidade dependente podem incluir:
- Evitar ficar e estar sozinho
- Evitar a responsabilidade e responsabilização pessoal
- Ser facilmente ferido por críticas ou desaprovação
- Focar-se demasiado nos medos de abandono
- Tornar-se muito passivo nas relações interpessoais
- Sentir grande perturbação ou impotência quando os relacionamentos terminam
- Ter dificuldade em tomar decisões sem o apoio de outras pessoas
- Ser-lhe muito difícil e incómodo expressar desentendimento relativamente ao outro.
Desta perturbação podem decorrer algumas complicações que podem incluir:
- Alcoolismo ou consumo de substâncias
- Depressão
- Maior probabilidade de abuso sexual, físico ou emocional
COMO TEM INÍCIO?
As causas da perturbação de personalidade dependente são desconhecidas, iniciando-se a perturbação geralmente na infância. É um dos distúrbios de personalidade mais frequente, sendo igualmente comum em homens e mulheres.
Esta perturbação de personalidade é diagnosticada a partir de uma avaliação psicológica, tomando em consideração os antecedentes, idade, início e tempo ao longo do qual a pessoa experimentou os sintomas e a gravidade dos mesmos.
COMO SE TRATA?
A psicoterapia é considerado o tratamento mais eficaz, objetivando-se nomeadamente, ajudar as pessoas nestas circunstancias a fazer escolhas mais independentes. Os medicamentos podem ser úteis para tratar a ansiedade ou depressão, que habitualmente ocorrem em comum com esta perturbação.
As melhorias geralmente decorrem de um processo psicoterapêutico longo
Entre em contacto com um profissional de saúde mental, se suspeitar que tem ou que os seus filhos apresentam sintomas de transtorno de personalidade dependente.
Fonte: Encontre uma Saída 2016, Ordem dos Psicólogos Portugueses
American Psychiatric Association. Dependent personality disorder. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013;675-678.